Siga-nos

10+

Filmes e séries para assistir em casa, durante as férias da F1

Tem muita coisa que você pode ver no streaming e matar a saudade da velocidade na época mais parada para o automobilismo mundial

É, eu sei: o automobilismo nunca para de verdade. Ainda assim, na ressaca do Ano novo, a realidade é que a velocidade dá aquela desacelerada. Afinal, a Fórmula 1, a Indy, a Nascar, a MotoGP e diversas outras categorias estão de férias – sobrando apenas o Rally Dakar, a Fórmula E e, no final de janeiro, as 24 Horas de Daytona.

O que fazer então para se divertir e não se render ao marasmo do começo de ano? Bom, em uma tradição que entra em seu quarto ano aqui no GRANDE PREMIUM, separamos dez filmes e séries para você assistir no streaming – todas com alto número de rotações por minuto. Dessa forma, você mantém o ritmo até 2020 finalmente engatar a segunda marcha!

Preparado?

1) Le Mans 1955 – YouTube (de graça)

Como amante do automobilismo, você deve conhecer a história do trágico acidente das 24 Horas de Le Mans em 1955, quando a Mercedes do francês Pierre Levegh voou em direção ao público e matou 80 pessoas – incluindo o piloto. 

Ainda que triste, esse acontecimento inspirou um curta-metragem de animação chamado ‘Le Mans 1955’, dirigido por Quentin Baillieux. São cerca de 15 minutos, resumindo os acontecimentos daquele dia a partir do ponto de vista da própria equipe – e nos permitindo ter uma ideia do sentimento daquele dia. 

Exibido em alguns festivais, o curta foi disponibilizado na íntegra e de graça na internet. É só clicar no 'play' do vídeo acima – sim, não é um trailer, é o filme completo!

2) Born Racer – iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube

‘Born Racer’ é um interessante documentário que traz os bastidores da Indy pelos olhos de Scott Dixon – e pela equipe Chip Ganassi – em 2017. Foi nesse ano que o neozelandês teve uma forte batida nas 500 Milhas de Indianápolis, o que traz ao filme um lado reflexivo sobre a finitude da vida, com o piloto lembrando do amigo Dan Wheldon, morto em 2011. 

Na época do lançamento, publicamos uma crítica do documentário aqui no GP* – e o título está disponível para alugar ou comprar no iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube.

3) Guerra em 24 Horas: Ford x Ferrari – Netflix

Sim, este documentário já pintou na nossa lista de 2019 – mas, pouco depois, o filme saiu da Amazon Prime Video. Recentemente, foi adicionado ao catálogo da Netflix, com gancho no novo filme baseado nos mesmos acontecimentos (saiba mais a seguir).

‘Guerra em 24 Horas: Ford x Ferrari’ traz uma história incrível: sobre como a Ferrari negou uma oferta de compra da Ford, com a empresa norte-americana buscando a vingança nas pistas, vencendo os italianos nas 24 Horas de Le Mans. 

O longa é, também, um retrato de duas figuras fascinantes da história do automóvel e do automobilismo: Enzo Ferrari e Henry Ford II. Clique aqui para assistir.

4) Ford vs Ferrari – em breve

‘Ford vs Ferrari’ é a versão ficcional do embate entre as duas grandes marcas pela vitória em Le Mans, que é o tema do documentário anterior. No longa, Matt Damon interpreta o mítico Carroll Shelby, enquanto Christian Bale vive o piloto Ken Miles – em uma atuação indicada ao Globo de Ouro e que tem tudo para pintar no Oscar.

A história é contada pelo lado dos americanos, mas é bastante respeitosa aos italianos e ao legado de Enzo Ferrari. Mais do que tudo, é um relato de uma época na qual a paixão pela velocidade era obrigada a dar espaço ao marketing – como contamos na nossa crítica aqui no GP*.

Infelizmente, ‘Ford vs Ferrari’ não está mais em cartaz nos cinemas, mas será lançado para alugar ou comprar no streaming em meados de fevereiro, ainda nas férias da F1. 

5) Tucker: Um Homem e Seu Sonho

Já que estamos falando de dramas baseados em histórias reais, ‘Tucker: Um Homem e Seu Sonho’ merece entrar nesta lista. Dirigido por Francis Ford Coppola (de ‘O Poderoso Chefão’) e produzido por George Lucas (‘Star Wars’), o filme traz um dos maiores sonhadores que já passaram pela indústria automotiva: Preston Tucker (interpretado por Jeff Bridges).

Tucker foi um engenheiro que resolveu criar um carro que nenhuma das três grandes fabricantes de Detroit queria: moderno, seguro, durável e por um preço justo. O projeto virou o Tucker 48 (também conhecido como “Torpedo”), e incluía faróis direcionais e santantônio integrado – e que ainda chegou a desenvolver, mas não implementar, freios à disco, rodas de magnésio e injeção de combustível. A iniciativa trouxe a ira de GM, Ford e Chrysler, que fizeram lobby para que Tucker fosse acusado de fraude. 

Uma história incrível e também triste, que foi feita por Coppola e Lucas com muito coração – ambos possuem o Torpedo em suas garagens, por exemplo.

Disponível para assistir na Netflix e Amazon Prime Video, e você ainda pode comprar ou alugar no iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube

6) Dirigir para Viver – Netflix

Provavelmente já assistiu a ‘Dirigir para Viver’ (ou ‘Drive to Survive’, no original), a série da Netflix sobre os bastidores da temporada 2018 da F1. Você pode, claro, assistir aos episódios novamente nessas férias, mas tem mais.

Sabemos que uma segunda temporada foi gravada durante 2019 – desta vez com Ferrari e Mercedes participando. A Netflix não divulgou, ainda, uma data de lançamento para estes novos episódios, mas julgando pela primeira temporada é possível que eles sejam lançados em meados de março, quem sabe uma semana antes da abertura da temporada 2020 – que acontece no dia 15/3.

Fique de olho

Bônus: o acordo com a F1 ainda rendeu uma segunda produção da Netflix que envolve a categoria, mas desta vez apenas como pano de fundo para parte da história. É ‘Mistério no Mediterrâneo’, uma comédia com Adam Sandler e Jennifer Aniston que já abordamos aqui no GP*.

7) Rally dos Sertões 2018 – NOW, iTunes/Apple TV, Google Play, YouTube e Vivo Play

O Rally dos Sertões é um importante evento do calendário nacional do automobilismo, principalmente do off-road – são quase 30 anos de existência. Há alguns anos, um grupo de cineastas produz um documentário sobre cada edição da competição, trazendo os acontecimentos esportivos e também um pouco do interior do país, por onde o rally passa. 

A última edição do documental, lançada no ano passado, é a de 2018 – que está disponível para comprar ou alugar no NOW, iTunes/Apple TV, Google Play, YouTube e Vivo Play.

8) Ricos e Velozes – Netflix

Tirando um seleto grupo de pilotos profissionais, muita gente que está nas pistas corre porque, bom, pode pagar por isso. ‘Ricos e Velozes’ (‘The Gentlemen Drivers’, no original) é um documentário curto, com apenas 1h23, que segue quatro casos de homens muito ricos vivem o automobilismo. 

Trata-se de uma perspectiva diferente daquela que estamos acostumados e ver no dia a dia, ainda que seja parte intrínseca do automobilismo desde o seus primórdios. 

Clique aqui para assistir.

9) Restauradores de Rust Valley – Netflix

É bom ver carros que já foram incríveis, mas que acabaram abandonados à própria sorte, sendo restaurados e reavendo a forma do passado. ‘Restauradores de Rust Valley’ é mais uma dessas séries, produzida originalmente pelo History e distribuída no Brasil pela Netflix. 

Sem grandes conflitos, o objetivo da produção canadense é divertir. São apenas oito episódios, de 44 minutos cada – o que garante uma maratona não muito longa. Clique aqui para conferir.

Bônus: outra série na Netflix que segue a mesma linha é ‘Midas do Ferro-Velho’, também com oito episódios – todos entre 30 e 40 minutos. Você pode assistir clicando aqui.

10) Carangas x Carrões – Netflix

Mais um produção que apareceu na lista do ano passado, mas que retorna agora com uma segunda temporada. A ideia continua sendo a mesma: colocar super-esportivos correndo em corridas de arrancada contra “sleeper cars”, carros que parecem normais e do dia a dia – mas que, por baixo do capô, possuem todo tipo de customização. 

No segundo ano, a série traz embates como um Honda Civic 1992 contra uma Lamborghini Hurácan Performance Spyder de 2018, ou ainda Buick Regal de 1983 contra uma Ferrari 458 Speciale Aperta de 2015. Tem até um Mini Cooper original, de 1974, contra uma McLaren 675LT!

São sete episódios na segunda temporada – clique aqui para assistir.

Veja também as listas de filmes e séries dos anos anteriores – mas lembre-se: pode ser que alguns títulos não estejam mais disponíveis.

2017

2018

2019

© 1995 - 2020 - GrandePremio.com.br - Todos os direitos Reservados.

Connect