Siga-nos

10+

HQs para ler no hiato do automobilismo

Quem disse que não há relação entre a cultura pop e as corridas de automóvel?

Tirando a Nascar, o automobilismo continua parado por conta das medidas de controle da pandemia da covid-19, provocada pelo novo coronavírus. A esta altura, o tédio está nas alturas – e você, provavelmente, já viu todos os filmes e séries sobre corridas existentes. Até mesmo as reprises das disputas do passado estão perdendo a graça, não é mesmo? Calma, o GRANDE PREMIUM está aqui para (mais uma vez) ajudar.

Aproveitando que ontem, 25, foi o Dia do Orgulho Nerd, separamos nada menos que 10 histórias em quadrinhos que você pode ler neste período. São aventuras para os mais diversos gostos, indo da tradição europeia aos super-heróis americanos modernos. 

1) Michel Vaillant 

Qualquer lista sobre HQs e automobilismo precisa começar por Michel Vaillant. Criado pelo quadrinista francês Jean Graton em 1957, Vaillant é, certamente, um dos grandes representantes das corridas na terra do croissant, ao lado de Alain Prost.

Michel é um piloto na equipe criada pelo pai, o empresário bilionário Henri Vaillante, e já competiu em categorias como Fórmula 1, Indy, rally e até endurance. Tudo isso retratado com extremo realismo, evoluindo  nas últimas seis décadas junto com o automobilismo. 

O piloto da ficção, aliás, tem um currículo invejável: tetracampeão mundial de F1, duas vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, além de outras quatro conquistas nas 24 Horas de Le Mans e uma vez no Paris-Dakar. 

Infelizmente, as HQs de Michel Vaillant são extremamente raras no Brasil – saíram algumas vezes nos anos 1960 e 1970, fora uma aparição solitária em 2008 na revista mensal do Asterix. Porém, você pode ler (em francês) no ComiXology, que é uma plataforma online de quadrinhos. É só clicar aqui.

2) Speed Racer: Mach Go Go Go

O Speed Racer é, também, um clássico das corridas de automóvel na cultura pop. Porém, pouca gente sabe que a clássica animação dos anos 1960 é uma adaptação de uma HQ – ou, como chamam os japoneses, de um mangá. 

Criado originalmente com o nome de ‘Mach GoGoGo’ por Tatsuo Yoshida e publicado entre 1966 e 1968, o personagem Speed Racer é uma grande mistura do estilo de Elvis Presley (que tinha, por causa dos filmes, uma imagem muito ligado aos carros) com James Bond (o Aston Martin DB5, cheio de bugigangas para enfrentar os vilões, foi uma inspiração para o Mach 5). 

Não precisa de mais apresentações, não é mesmo? 

Por sorte, você não precisa aprender japonês para ler o mangá. A editora New Pop publicou ‘Speed Racer – Mach Go Go Go’ completo no Brasil, em dois volumes. Ainda que a HQ esteja esgotada na editora, você consegue encontrá-la de alguns vendedores na Amazon

3) Wacky Raceland

Que tem pelo menos mais de 30 anos assistiu, em algum momento da infância, ao clássico ‘Corrida Maluca’, série de animação dos anos 1960 produzida pela mítica Hanna-Barbera. Se você é mais velho, bom, deve ter visto a série completa por mais de uma vez, já que a produção era figurinha repetida constante na TV brasileira. 

Em 2016, a DC Comics – editora que faz parte do mesmo grupo do Cartoon Network, o descendente “espiritual” da Hanna-Barbera – lançou uma versão reimaginada e sombria da ‘Corrida Maluca’, misturando-a com ‘Mad Max’. Chamado ‘Wacky Raceland’, a HQ teve apenas seis edições – e foi bastante elogiada pela crítica. 

Infelizmente, o gibi nunca foi publicado no Brasil. Ainda assim, você pode ler, em inglês, no ComiXology. Clique aqui para acessar. 

4) Senninha

O Senninha é uma das mais famosas iniciativas nessa mistura de quadrinhos com automobilismo. O conceito foi criado pelo próprio Ayrton Senna, e é inspirada na vida e família do próprio piloto para contar histórias ao público infantil.

Para quem tem filhos, netos e sobrinhos, é um ótimo pretexto para ler em conjunto.

O personagem teve uma vida bem errática nas bancas brasileiras, é verdade, mas você encontra praticamente todas as histórias do Senninha disponíveis no Social Comics – uma iniciativa nacional de HQs digitais. Clique aqui para visitar.

5) We Race

Quer uma HQ gratuita? Então ‘We Race’ é para você. Criada pela Ferrari, a webcomic (quadrinho para ser lido na internet, direto do navegador) é uma antologia que procura imaginar o futuro da Fórmula 1 e da equipe italiana. Mais exatamente, os anos de 2057, 2058 e 2095.

O visual é agressivo e tecnológico, e as histórias se passam em um mundo pós-apocalíptico, drasticamente transformado por conta das mudanças climáticas.

Clique aqui para visitar – e ler. As histórias estão em inglês, italiano e japonês.

6) Ghost Racers

Há alguns anos, a Marvel Comics resolveu reimaginar o Motoqueiro Fantasma como um piloto de automóvel – nascia o Corredor Fantasma, alter-ego de Robbie Reyes.

Em 2015, a editora reimaginou mais uma vez o personagem, dentro da saga ‘Guerras Secretas’, na minissérie originalmente publicada com o título de ‘Ghost Racers’. Nessa história, Reyes se vê obrigado a disputar contra outros Motoqueiros Fantasmas da Casa das Ideias. Perfeito para quem gosta dos atuais gibis de super-heróis. 

‘Ghost Racers’ foi publicado no Brasil no especial ‘Guerras Secretas: Mestre do Kung Fu’, que você encontra na loja online da Comix Book Shop.

7) Grand Prix

De volta à banda desenhada europeia – ou, mais especificamente, a franco-belga. ‘Grand Prix’ é uma trilogia escrita e desenhada por Mark van Oppen, mais conhecido como Marvano – e que é inspirada nos grandes prêmios disputados nos anos 1930, antes da Segunda Guerra Mundial. 

A HQ traz um perigo daquela época que era ainda maior que a falta dos cintos de segurança e os carros que eram verdadeiras bombas prontas para explodir: Adolf Hitler, que buscou usar o automobilismo como bandeira de divulgação do regime nazista. E isso não é ficção. 

Mais um título desta lista que segue inédito no Brasil, mas você pode ler, em francês, no ComiXology. Clique aqui. 

8) Ayrton Senna: A Trajetória de um Mito

Escrita pelo jornalista francês Lionel Froissart e desenhada por Christian Papazoglakis e Robert Paquet, ‘Ayrton Senna: A Trajetória de um Mito’ é uma novela gráfica que adapta a carreira de Senna para os quadrinhos. 

Claro, há simplificações. Por outro lado, é interessante ver a visão dos franceses em relação ao piloto brasileiro, Tudo isso acompanhado por um belo traço ao estilo europeu. 

No Brasil, a HQ foi publicada pela editora Nemo – e você encontra na Amazon em versões física e digital. 

9) 24 Heures du Mans

Christian Papazoglakis e Robert Paquet, os mesmos artistas da graphic novel do Senna, se uniram novamente para apresentar esta minissérie que é mais um belo exemplo das histórias em quadrinhos européias. Com roteiros de Youssef Daoudi, Denis Bernard e Laurent-Frédéric Bollée, ‘24 Heures du Mans’ adapta as edições das 24 Horas de Le Mans da segunda metade dos anos 1960 e começo dos 1970, além da de 1999.

Ou seja, temos, entre outras histórias, a dramática disputa entre Ford e Ferrari na pista francesa – a mesma que inspirou o filme ‘Ford vs Ferrari’.

Infelizmente, é mais um título que não está disponível em português. Ainda assim, você pode ler em francês no ComiXology. 

10) A Arte da Guerra: Cinco Anos na Fórmula 1

Em novembro de 2006, o empresário Adam Parr foi escolhido para ser o CEO da Williams. Foram cinco anos à frente da equipe de F1, em um período no qual os ingleses sofreram o começo de sua decadência, viram mudanças drásticas na categoria, uma enorme crise financeira e ainda beliscaram uma vitória isolada, no GP da Espanha de 2012.

Toda essa experiência foi resumida em uma graphic novel, chamada ‘A Arte da Guerra: Cinco Anos na Fórmula 1’

Com ilustrações de Paul Tinker, a HQ está disponível no Kindle, da Amazon. 

Veja também:

 

 

© 1995 - 2020 - GrandePremio.com.br - Todos os direitos Reservados.

Connect