Siga-nos

10+

O que ainda resta dos recordes de Schumacher

Com outra temporada irretocável na Fórmula 1, Hamilton vem destronando o heptacampeão mundial em marcas antes tidas como absolutas. O ’10+’ mostra os feitos que ainda permanecem no nome do ex-piloto alemão

Michael Schumacher, Ferrari
(Foto: Reprodução/Site oficial/Michael-Schumacher)

A essa altura do campeonato, com 37 pontos de vantagem para o vice-líder e, mais do que isso, sobrando a cada domingo de corrida, Lewis Hamilton precisa só de um pouco de cuidado para comemorar o iminente heptacampeonato mundial de Fórmula 1. Em uma fase espetacular, com um carro igualmente fantástico, o piloto da Mercedes pode, ao final da sexta das 13 provas previstas, se dar ao luxo de olhar para os recordes que ainda pode tirar de Michael Schumacher apesar da atípica temporada.

Com a vitória no último fim de semana, no GP da Espanha, o inglês acabou com mais uma marca que já começou 2020 balançando entre as estatísticas então favoráveis ao alemão. O #44 conseguiu o seu 156º pódio e atingiu mais uma notável façanha na carreira, deixando todo mundo para trás. Se a liderança absoluta em títulos, o mais impressionante dos recordes, poderá ser só igualada nesta temporada, ainda há muita coisa no nome de Schumacher. O alemão, que vive em um sigiloso estado de saúde, se aposentou da categoria em 2012, dando lugar exatamente a Hamilton.

Neste levantamento dos ‘10+’ ficaram de fora as vitórias e as poles em um mesmo GP, afinal, o inglês já igualou esses recordes. O primeiro deles foi na vitória no recente GP da Hungria (Schumi conseguiu oito vitórias no GP da França), enquanto o outro foi conquistado em 2019, no GP da Austrália (o alemão conquistou oito poles no GP do Japão, mesmo número de Ayrton Senna no GP de San Marino). Os dois também empataram no número de pódios em uma única temporada: 17 para cada lado (tendo o inglês feito sua marca em 2018, e o alemão em 2002).

Confira os 10+ recordes que ainda estão no nome de Schumacher:

Títulos mundiais

Schumacher teve suas conquistas em 1994 e 1995 (com a Benetton) e de 2000 a 2004 (Ferrari) totalizando, claro, os conhecidos sete títulos. Nessa última fase dos títulos está escondido também um outro recorde: o de cinco títulos consecutivos com uma mesma equipe. Hamilton levou o troféu de campeão em 2008 (McLaren) e 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019 (Mercedes). 

Número de vitórias

Assim como o número total de títulos, o número total de vitórias era outro daqueles que se tinha como marca inalcançável. Por mais que faltem três visitas ao lugar mais alto do pódio para que Hamilton alcance as 91 vezes em que Schumacher ouviu o hino alemão tocado para ele próprio, pensar que o recorde permanece vivo desde o GP da China de 2006 ajuda a compreender o tamanho do feito. 

3

é o número de vitórias que faltam para Hamilton igualar as 91 de Schumacher

Vitórias em uma mesma temporada

Schumacher e Ferrari firmaram um casamento perfeito. A temporada 2004, justamente a do hepta, foi uma das mais dominantes da categoria. Tanto que o título veio em agosto, na 14ª etapa. Naquele ano, foram 13 vitórias em 18 corridas. Sebastian Vettel conseguiu feito semelhante nove anos depois, com uma prova a mais. Por mais que vença todas as provas confirmadas daqui para frente, Hamilton terminaria apenas com 11 triunfos.

Vitórias com uma mesma equipe

Esse casamento entre o piloto alemão e a escuderia italiana era tão perfeito que rendeu outra marca importante. Foram 72 vitórias com a Ferrari, enquanto Hamilton tem 67 com a Mercedes. Diante das sete corridas que faltam para a temporada prevista com 13 provas, Hamilton pode não chegar em primeiro em duas corridas neste ano.

Lewis Hamilton, GP da Espanha 2020,
(Foto: Reprodução/Twitter/@LewisHamilton)

Temporadas com pelo menos uma vitória

Na F1 desde 2007, Hamilton venceu em absolutamente todos os anos. O feito é espetacular para um piloto hoje com 35 anos e bastante gasolina no tanque. Mas Schumi visitou o lugar mais alto do pódio pelo menos uma vez de 1992, seu primeiro ano de temporada completa, até 2006: 15 temporadas.

Tríplice Coroa 

Schumacher teve aquele dia perfeito de pole, melhor volta e vitória em 22 oportunidades ao longo dos seus 19 anos de carreira. Hamilton, ainda com 14 temporadas no currículo, já conseguiu esse feito em 16 ocasiões. Há quem diga que o ponto extra dado ao dono da volta mais rápida tenha prejudicado a contabilidade do inglês que está prestes a bater o recorde de vitórias e já detém o de poles.

15

temporadas consecutivas no pódio conseguiu Schumacher, contra 14 de Hamilton

Voltas mais rápidas

Por falar em volta mais rápida, Schumi era mestre neste quesito. Não apenas por marca, mas também por estratégia, como nos giros que antecediam suas paradas nos boxes. Ao todo, foram 77 voltas mais rápidas, enquanto Hamilton tem apenas 49.

Vezes consecutivas no pódio

De setembro de 2001 (GP dos Estados Unidos) a outubro de 2002 (GP do Japão), o alemão da Ferrari foi em absolutamente todos os pódios. Foram incríveis 19 corridas entre os três primeiros colocados, que renderam a ele mais uma marca. Hamilton chegou em quarto na Áustria e, mesmo tendo feito pódio nas outras cinco corridas, precisa remar novamente para chegar perto da marca.

Lewis Hamilton, GP da Espanha 2020, Mercedes,
Hamilton tem 67 vitorias com a Mercedes, contra 72 de Schumacher com a Ferrari (Foto: Reprodução/Twitter/@MercedesAMGF1)

Corridas na zona de pontos

Hamilton já é o piloto com mais corridas consecutivas na zona de pontos (39) e está perto também de tomar o recorde Schumacher e se tornar o piloto que mais vezes alcançou a pontuação ao longo das corridas. O inglês pontuou em 219 GPs, só dois a menos que o alemão.

Voltas e distância na liderança

O número de vezes em que esteve no topo do placar da corrida, seja em voltas ou em quilômetros, também pertence ao alemão. São 5.111 voltas na liderança e 24.148 km para Schumacher, enquanto Hamilton começou a temporada precisando de 626 voltas e 1.411 km na frente. 

Up Next:

900

Você pode gostar:

O marcante início da MotoGP

© 1995 - 2020 - GrandePremio.com.br - Todos os direitos Reservados.

Connect