Siga-nos

Conteúdo Especial

Nossa corrida: a primeira decisão de título

Um ano após mudar de data no campeonato, Interlagos foi palco de sua primeira decisão de título. E foi Fernando Alonso quem celebrou a primeira taça em solo brasileiro, depois de bater Kimi Räikkönen em 2005

Campeão da F1 em 2005

A partir de 2004, o GP do Brasil mudou de data no calendário da F1 e passou a ser disputado na fase final do campeonato. Naquele ano, no entanto, o Mundial já chegou decidido a Interlagos. Em uma temporada dominante, Michael Schumacher se tornou heptacampeão ainda na metade disputa. Porém, no ano seguinte, a etapa brasileira foi palco de sua primeira decisão de título. Sem um carro tão competitivo como antes, o maior vencedor da história viu emergir novos rivais: Fernando Alonso e Kimi Räikkönen – que, curiosamente, ainda seguem no grid até hoje. E os dois desembarcaram em São Paulo protagonistas, mas a tabela de pontos mostrava o espanhol em grande vantagem. Aquela corrida marcou não só o primeiro campeonato de Alonso, mas também um novo recorde. E é essa a história que escolhemos para esse domingo na seção ‘Nossa corrida’.

A F1 viveu um ano de muitas mudanças de regulamento em 2005. E a ‘guerra de pneus’ estava em seu auge, mas os carros equipados pelos franceses da Michelin apresentavam performance melhor dos que os da Bridgestone de forma geral. A Ferrari, por exemplo, calçada com a borracha japonesa sofria, e isso se refletiu na fraca temporada de Schumacher, que se viu fora da disputa pelo título. Já Alonso, defendendo uma afinadíssima Renault que corria com os Michelin, tirou todo o proveito e, com grandes atuações, dominou a primeira parte do campeonato. 

E quem surgiu como único rival foi Räikkönen, que, apesar de um constante desempenho competitivo, foi traído em algumas ocasiões por infortúnios de quebras e acidentes. Só que, uma vez que a McLaren se acertou, Kimi começou a colecionar triunfos.  Por isso, chegou ao Brasil com chances de adiar a conquista do piloto da equipe gaulesa. 

Brigando pelo título com Kimi Räikkönen, Fernando Alonso largou da pole na corrida que lhe deu o primeiro título mundial (GP do Brasil de 2005 Fernando Alonso Largada Reprodução Twitter)

Diante desse cenário, o asturiano conduziu de forma precisa os treinos livres e a classificação. Alonso mostrou força ao cravar a pole-position com a marca de 1min11s988, mas apenas 0s157 melhor que Juan Pablo Montoya. A segunda fila tinha Giancarlo Fisichella e Jenson Button, enquanto Räikkönen fez apenas o quinto tempo. 

Como sempre a chuva era a grande ameaça no domingo, mas a largada aconteceu com pista seca, e Fernando saltou bem, mantendo a liderança. Só que, pouco tempo depois, a prova acabou tendo a intervenção do safety-car por conta de um acidente entre Mark Webber, Antônio Pizzonia e David Coulthard na primeira volta. Quando a corrida foi retomada, o colombiano deu o bote para cima do espanhol e roubou a ponta.

As voltas seguintes não viram nenhuma mudança entre os ponteiros. Na verdade, os primeiros pit-stops foram os responsáveis por alterar a ordem: Alonso parou seis voltas antes de Montoya e oito antes de Räikkönen. O finlandês chegou a assumir a ponta, mas logo o companheiro de McLaren a retomou. Kimi, então, surgiu em segundo, enquanto um tranquilo Alonso seguiu em terceiro.

A prova seguiu seu curso até a segunda rodada de pist-stops, que aconteceu já perto da 50ª passagem. Mas nada realmente mudou. Apesar da disputa do título, a McLaren não ordem uam troca de posições entre pilotos, e Montoya veio para a vitória, seguido do finlandês e do espanhol, que, enfim, pode soltar o grito de campeão.

E o campeonato de Alonso se tornou um marco na F1, porque praticamente encerrou o reinado de Schumacher. Além disso, Fernando, naquele 25 de setembro de 2005, virou o piloto mais jovem a vencer o campeonato mundial, batendo o recorde que era de Emerson Fittipaldi. A marca ficou nas mãos do brasileiro por 33 anos. Naquele momento, o asturiano tinha 24 anos e 57 dias.

O GP do Brasil deste ano acontece entre os dias 10, 11 e 12 de novembro e pode decidir o título da temporada 2017. Não perca esta grande corrida e adquira já seu ingresso.

 
(GP do Brasil de 2005 Fernando Alonso Campeão Reprodução Twitter)

© 1995 - 2020 - GrandePremio.com.br - Todos os direitos Reservados.

Connect