Siga-nos

Lado a Lado

Collet e Petecof: as novas promessas do Brasil rumo à F1

Caio Collet e Gianluca Petecof são dois dos principais jovens pilotos brasileiros do momento. Os dois têm muito em comum e inclusive já decidiram curva a curva um título. Hoje, são ligados a equipes da F1 e trabalham duro para um dia ter a chance no mais cobiçado grid do mundo

Os recém-revelados números de audiência da Fórmula 1 na temporada passada mostram que o Brasil, mesmo sem ter um piloto no grid desde o fim de 2017, segue amando a categoria máxima e o esporte a motor como um todo. Para os próximos anos, há quem aspira a uma vaga no Mundial, casos de Sergio Sette Câmara, Pedro Piquet e Enzo Fittipaldi. Contudo, há dois pilotos, bastante jovens, mas de trajetória muito promissora e que têm todo o suporte para chegar lá: Caio Collet e Gianluca Petecof.

As duas revelações brasileiras têm mais em comum do que se imagina. Não apenas pela idade e local de nascimento. Caio e Gianluca têm 17 anos e nasceram em São Paulo, com o primeiro sendo pouco mais de sete meses mais velho. Ambos têm uma trajetória muito vitoriosa no kartismo. Petecof, por exemplo, foi campeão brasileiro de kart na classe Júnior Menor em 2013 em Serra (ES). No ano seguinte, duelou com Collet, que levou a melhor e faturou a taça da categoria em Itu.

Enquanto Petecof carrega duas marcas de peso como membro da Academia de Pilotos da Ferrari e da Academia Shell Racing, Collet não fica atrás por conta da sua ligação com a Academia da Renault, iniciada no ano passado.

É bem verdade que, na carreira de um piloto de corridas, todo ano é crucial. Mas tanto Collet como Petecof vão ter temporadas decisivas nas suas respectivas categorias para determinar seus caminhos nas pistas em diante.

Gianluca, estreante do ano na F4 Italiana em 2018, vice-campeão em 2019 e quinto colocado na F4 Alemã, também no ano passado, vai disputar a F-Regional Europeia, passo que antecede à disputa da F3 Internacional, que o jovem almeja em 2021.

Collet está neste momento na Nova Zelândia para a disputa da Toyota Racing Series, tradicional torneio de verão. Campeão da F4 Francesa em 2018 e quinto colocado no seu primeiro ano na F-Renault Europeia, em 2019, Caio vai seguir na categoria nesta nova temporada. Com mais experiência, o apadrinhado de Felipe Massa e Nicholas Todt mira um ano forte antes de dar o próximo passo rumo à F1.

A seguir, o GRANDE PREMIUM lista os números e as carreiras dos dois jovens brasileiros que almejam chegar ao grid da F1 num futuro próximo.

Caio Collet segue sua trajetória rumo à F1 e acelera na F-Renault Eurocup (Caio Collet (Foto: Reprodução))

Caio Collet, 17 anos (3 de abril de 2002, São Paulo)

* 4 vezes campeão do Brasileiro de Kart (Mini Rotax, Júnior Menor, Júnior e Rotax Júnior Max);
* 3º no Mundial de Kart na categoria KF Júnior – em 2015;
* Vencedor do Volante Winfield – 2018;
* Campeão da F4 Francesa (7 vitórias e 7 poles) – 2018;
* Estreante do Ano da F-Renault Eurocup (5º no geral) – 2019;
* Membro da Academia de Pilotos da Renault – 2019;
* Demonstração com carro de F1 – em Paul Ricard e em exibição em São Paulo – 2019;

Com uma trajetória recheada de títulos, Caio Collet atraiu a atenção de Nicholas Todt, empresário de sucesso e responsável por carreiras como, por exemplo, Charles Leclerc. O menino paulistano vai mostrando, a cada temporada, que é merecedor dos elogios constantes de Felipe Massa, que aposta em Caio como futuro nome do Brasil na F1.

Além de ter sido escolhido como um dos membros da concorrida Renault Sport Academy, Collet viveu outra grande experiência em 2019: pilotar um carro de F1 pela primeira vez. Escalado pela equipe francesa para acelerar no Fan Festival realizado no Parque do Ibirapuera, Caio teve a chance de andar com o modelo de demonstração justamente na cidade onde nasceu.

Depois de uma temporada positiva como estreante do ano na sempre forte F-Renault Eurocup, Caio se prepara na Nova Zelândia, onde abriu o ano disputando a Toyota Racing Series, para voltar ao Velho Mundo e tentar o título no seu segundo ano na categoria. Agora mais experiente, Collet tem como grande objetivo buscar o título para dar outro salto na sua carreira.
(Caio Collet (Foto: Divulgação))

Gianluca Petecof vai para a F-Regional Europeia após dois anos na F4 Italiana e Alemã (Gianluca Petecof (Foto: Prema Powerteam))
Gianluca Petecof, 17 anos (14 de novembro de 2002, São Paulo)

Campeão Brasileiro de Kart (Júnior Menor) – 2013;
Membro da Academia Shell Racing – 2015;
5º no Mundial de Kart na categoria OK Júnior – 2016;
6º no Mundial de Kart na categoria OK – 2017;
Membro da Academia de Pilotos da Ferrari – 2018;
Estreante do Ano da F4 Italiana (1 vitória e 5 pódios) – 2018;
Vice-campeão da F4 Italiana (4 vitórias, 8 pódios, 2 poles) – 2019;
5º colocado da F4 Alemã (1 vitória, 5 pódios, 2 poles) – 2019;

Gianluca Petecof foi contratado para fazer parte cobiçadíssima da Academia de Pilotos da Ferrari a partir de 2018. Membro da Academia Shell Racing no Brasil, Gianluca passou a ter ao seu lado duas das grandes marcas em ação no esporte a motor.

Gianluca tem uma carreira meticulosamente planejada pela Ferrari e pela Shell. Seu primeiro estágio nos monopostos foi na F4 pela equipe Prema, competindo nos fortes campeonatos da Itália e da Alemanha, com grids ultrapassando os 30 carros. 2018 foi de muito aprendizado para Petecof, que fechou sua primeira temporada com vitória e o título de Estreante do Ano.

Veio 2019 e, com ele, a expectativa de Petecof conquistar os títulos da F4 Alemã e Italiana. O começo do brasileiro nos dois campeonatos foi arrasador: com vitória. Entretanto, o jovem teve uma significativa perda de performance a partir do segundo semestre e acabou finalizando como vice-campeão na Itália e 5º colocado na F4 Alemã. Agora, Gianluca se prepara para o novo desafio da carreira: a F-Regional Europeia em 2020. Sempre com a Prema, Ferrari e a Shell. Talento e capacidade para chegar lá não lhe faltam.
(Gianluca Petecof (Foto: Prema Powerteam))

Up Next:

Passou a Serra

Você pode gostar:

Dixon x Newgarden

© 1995 - 2020 - GrandePremio.com.br - Todos os direitos Reservados.

Connect