Siga-nos

Lado a Lado

Vettel 2009 x Verstappen 2020

Assim como Vettel em 2009, Verstappen chega a três corridas antes do fim da temporada 2020 no terceiro lugar do campeonato. Aquele vice de Seb deu início a algo muito importante. Pode Max fazer igual?

A vitória de Verstappen em 2020 foi no GP dos 70 Anos (Foto: Twitter / Red Bull Racing)

A temporada 2009 da Fórmula 1 foi extremamente importante para a Red Bull. Pela primeira vez na história, a marca dos energéticos mostrou que não vivia apenas de dinheiro esparramado pela mesa e bateu as veteranas Ferrari, McLaren e Williams para alcançar um vice-campeonato de Construtores e Pilotos. Sim, o caneco ficou com a Brawn, mas era sabido que o time formado às pressas era produto das circunstâncias e não repetiria o domínio em 2010. Ademais, a segunda metade da temporada foi muito mais da Red Bull que da Brawn. E o que têm em comum aquele ano de Sebastian Vettel e esse de Max Verstappen.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Conta-Giro: como a MotoGP reagiu ao ano da pandemia

É isso. A Brawn tinha 39.5 pontos de vantagem para a Red Bull após sete das 17 corridas – e acabou apenas 18.5 na frente. Mesmo assim, com três corridas para o fim do ano, Jenson Button escapara na dianteira e Rubens Barrichello segurava a segunda colocação do Mundial de Pilotos. Mas Sebastian Vettel deu o bote. Foi o aviso dos tempos que começariam no ano seguinte.

Desde o começo da Era Híbrida, porém, a Red Bull não buscou nenhum vice-campeonato mundial de Pilotos. Os sete títulos foram da Mercedes, ao passo que somente Vettel, mas pela Ferrari, conseguiu furar a bolha prateada e fechar dos vices, em 2017 e 2018. Agora, no mesmo ponto em que Seb disparou em 2009, Max Verstappen tem a possibilidade de estocar Valtteri Bottas e tomar a segunda colocação.

Quem sabe não significa um aviso de fortunas por vir? Mais de uma década depois, a Red Bull espera o retornos dos ares de vitória, assim como em 2009. E, também como naquele ano dos difusores duplos, todos sabem que os resultados virão de Verstappen, como sabia que viriam de Vettel. Bahrein e Abu Dhabi oferecem a chance de reescrever um destino com caneta de novas cores.

Sebastian Vettel durante a temporada 2009 com a Brawn logo atrás (Foto: Reprodução/Pinterest)

Temporada 2009 – três corridas para o fim

GPs – 14
Posição – 3º (atrás das duas Brawn)
Pontos – 59 (vencedor recebia 10 pontos)
Porcentagem – 42.1%
Vitórias – 2
Poles – 3
Voltas mais rápidas – 2
Pódios – 6
Top-10 – 9

Max Verstappen consegue bater Bottas? (Foto: AFP)

Temporada 2020 – três corridas para o fim

GPs – 14
Posição – 3º (atrás das duas Mercedes)
Pontos – 170 (vencedor recebe 25 pontos e dono da melhor volta marca 1 tento)
Porcentagem – 46.7%
Vitórias – 1
Poles – 0
Voltas mais rápidas – 1
Pódios – 9
Top-10 – 10

© 1995 - 2020 - GrandePremio.com.br - Todos os direitos Reservados.

Connect