Siga-nos

Lado a Lado

Os acidentes que marcaram 2020

Tanto na MotoGP quanto na Fórmula 1, acidentes impressionantes marcaram a temporada. Felizmente, ambos com desfecho positivo e que o GRANDE PREMIUM detalha

O estado que ficou o carro de Grosjean após o acidente (Foto: Reprodução)

A temporada 2020 foi intensa em todas as categorias de nível mundial. O coronavírus obrigou organizadores a enxugar seus calendários, proibir presença de público e aproximar as etapas, encaixando de 15 a 17 etapas em um período de cinco meses.

Em um ano marcado por surpresas, imprevisibilidade e da história sendo escrita, houve também duas cenas que certamente serão para sempre lembradas. Uma envolvendo a MotoGP e outra, a Fórmula 1.

Na categoria das duas rodas, Johann Zarco e Franco Morbidelli se envolveram em um enrosco que deixou todos boquiabertos. Já nas quatro rodas, Romain Grosjean foi vítima de uma batida que resultou em chocantes imagens. Pensando nisso, o GRANDE PREMIUM compara ambos os acidentes de 2020 no texto abaixo.

Valentino Rossi escapou por um triz do acidente na Áustria (Foto: MotoGP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Johann Zarco e Franco Morbidelli no GP da Áustria

O GP da Áustria foi a quarta etapa do calendário da MotoGP. A corrida acontecia sem grandes problemas e Pol Espargaró liderava a prova, caminhando para sua primeira vitória na classe rainha do Mundial. Andrea Dovizioso e Jack Miller vinham nas demais posições do pódio.

Na oitava volta, entretanto, tudo mudou. Em um lance arriscado, Johann Zarco tocou Franco Morbidelli na curva 3, com a dupla indo ao chão com violência. A força com que as motos acertaram a brita foi tanta que acabaram voltando para o traçado, enquanto os pilotos ficaram caídos na área de escape.

Acontece que bem no momento estavam passando Valentino Rossi e Maverick Viñales. As motos da dupla passaram a centímetros de acertar os companheiros da Yamaha, e o acidente provocou diversas reações nos pilotos. O multicampeão italiano falou em ação proposital, enquanto o ítalo-brasileiro chamou o francês de assassino.

Informações posteriores compartilhadas pela Alpinestars, fornecedora de macacões da MotoGP, trouxe dados impressionantes. O piloto da Avintia teve impacto de 26 G ao acertar o solo – ou seja, 26 vezes a força da gravidade.

Logo após tocar no adversário da SRT, o sistema de proteção inflou em um tempo de 0s2, cerca de 0s2 de cair no chão. Todo o acidente durou aproximadamente 6s – contando com decolagem, rolar no chão e escorregar na brita.

O GP da Áustria teve um dos acidentes mais marcantes de 2020 (Foto: MotoGP)

Romain Grosjean no GP do Bahrein

O GP do Bahrein foi a 15ª, e antepenúltima, parada do calendário da Fórmula 1. O título já estava definido em favor de Lewis Hamilton, mas ainda restava coroar a equipe campeã do Mundial de Constutores e definir o vice-campeão de 2020.

A disputa era a primeira das duas disputas no circuito de Sakhir. Tudo aconteceu logo após a largada, Romain Grosjean, que saiu em 19º, vinha tentando escalar o pelotão e em um lance com Daniil Kvyat, acabou acertando o russo e escapando da pista, indo direto ao guard-rail.

Com a violência do impacto, o carro da Haas se partiu no meio, com o francês ficando em uma bola de fogo por conta de uma explosão. O carro de segurança encostou logo em seguida e após segundos de apreensão, o competidor conseguiu sair sem grandes problemas, apenas com queimaduras nas mãos e no tornozelo esquerdo.

Informações preliminares divulgadas do chocante acidente indicam que o piloto acertou a barreira a cerca de 137 km/h em um impressionante impacto de 53 G – portanto, mais uma vez, 53 vezes a força da gravidade. Estima-se que ficou dentro do cockpit por 30s antes de conseguir saltar.

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou uma investigação para apurar detalhadamente os motivos do acidente de Grosjean. A expectativa é que a duração seja de quatro a oito semanas, olhando mais atentamente para os dispositivos de segurança, como foi o desempenho da barreira protetora e o papel dos fiscais e equipe médica.

Assim que bateu, o carro de Grosjean explodiu em um dos acidentes mais impactantes de 2020 da F1 (Foto: Reprodução)

© 1995 - 2020 - GrandePremio.com.br - Todos os direitos Reservados.

Connect