Siga-nos

Lado a Lado

RB15 x RB16

O Lado a Lado compara características e resultados dos carros de 2019 e 2020 da Red Bull após a vitória de Max Verstappen no GP dos 70 Anos

A Red Bull é uma das grandes atrações da temporada 2020 da Fórmula 1. Por mais que a Mercedes tenha feito um W11 que tem tudo para rumar para a lista de maiores carros da história da categoria, o RB16 também é um projeto bastante interessante e, de certa forma, ainda mais diferente do antecessor que no caso da equipe rival.

O Lado a Lado de hoje trata das mudanças entre o RB15 e o RB16 e também dos resultados atingidos pelos dois carros até a atual fase da temporada. Os dois projetos foram de autoria de Adrian Newey, um dos maiores projetistas da história da F1, com Rob Marshall e Dan Fallows ao seu lado.

Por mais que a transformação visual não seja das mais radicais, até por um regulamento que mexeu pouquíssimo, o RB16 já chegou mostrando uma cara diferente em termos de competitividade. É que a Red Bull não foi tão impressionante assim na Áustria e na Hungria, pistas em que tinha bom rendimento no ano passado, enquanto que andou bem forte em Silverstone, que fazia parte dos traçados mais problemáticos para o RB15. O RB16, ao que parece, ficou melhor em pistas diferentes das que gostava o RB15.

Alexander Albon
O novo carro da Red Bull tem bico mais estreito e uma ponta diferente (Foto: Red Bull Content Pool)

O bico é a característica diferente que mais chamou a atenção e representou uma revolução do conceito aerodinâmico da temporada 2019 e de tudo que a Red Bull tinha feito até então. Houve uma extrema redução de sua seção frontal, com a adoção de uma “capa” ou “asa manta” muito estendida, uma cópia absolutamente fiel do conceito apresentado pela Mercedes nos últimos dois anos. Internamente, o espaço para passagem de ar também lembra o que foi visto no MCL34, carro da McLaren do ano passado.

O in wash, a passagem do ar por dentro, no gerenciamento de fluxo tem sido extrema, em busca de uma carga produzida por um assoalho que se tornou muito longo, graças à integração da asa manta no bico. No assoalho, aliás, o grande destaque fica por conta de uma divisão em dois para equilibrar melhor o carro.

Outra mudança que chamou a atenção foi a suspensão dianteira do RB16, que possui um triângulo superior diferente daquele do RB15. O eixo traseiro segue os princípios do RB15, mas com detalhes de suspensão muito refinados. O triângulo inferior foi elevado tangivelmente, dando espaço para o desenvolvimento dos canais difusores com um ângulo radicalmente diferente em comparação a 2019.

A inclinação elevada do carro de 2019 segue lá (Foto: Pirelli)

Mas algumas características bastante peculiares da Red Bull não foram alteradas entre 2019 e 2020. Além do espaço entre os eixos seguir igual, salta aos olhos o rake fora dos padrões que esses carros têm, ou seja: a Red Bull tem um grau de inclinação em seus bólidos que foge bastante dos padrões do restante do grid, também por conta do estilo de pilotagem imposto por Max Verstappen.

Mais um ponto que chama a atenção é como a extensão da asa dianteira tornou-se mais estreita e, no meio disso, a transição da área da frente do carro para a zona do chassi é bem menos radical que a do RB15. Inclusive, os chifres posicionados em 2019 para deixar a junção das partes mais suave seguem ali.

Em geral, por mais que as mudanças não sejam tão perceptíveis em um primeiro momento, a Red Bull foi uma das equipes que mais se mexeram entre 2019 e 2020, claro, dentro das possibilidades do regulamento. E parece começar a colher os frutos nos resultados.

RB 15  
Pontos até a 5ª etapa87 
Vitórias até a 5ª etapa0 
Pódios até a 5ª etapa2 
Verstappen até a 5ª etapa3º lugar66 pontos
Gasly até a 5ª etapa6º lugar21 pontos
Pontos em 2019417 
Vitórias em 20193 
Pódios em 20199 
Verstappen em 20193º lugar278 pontos
Gasly/Albon em 20197º/8°139 pontos
GP da Áustria1º/7º32 pontos
GP da Hungria2º/6º27 pontos
GP da Inglaterra4º/5º22 pontos
RB16  
Pontos até a 5ª etapa113 
Vitórias até a 5ª etapa1 
Pódios até a 5ª etapa4 
Verstappen até a 5ª etapa2º lugar77 pontos
Albon até a 5ª etapa6º lugar36 pontos
GP da Áustria13º/NC0 ponto
GP da Estíria3º/4º27 pontos
GP da Hungria2º/5º28 pontos
GP da Inglaterra2º/8º23 pontos
GP dos 70 Anos1º/5º35 pontos

© 1995 - 2020 - GrandePremio.com.br - Todos os direitos Reservados.

Connect