Siga-nos

Lado a Lado

Rossi x Quartararo

Enquanto pouco se sabe do destino da temporada 2020 da MotoGP, uma coisa é certa: Valentino Rossi dará lugar a Fabio Quartararo na equipe de fábrica da Yamaha em 2021

Recém-saído da adolescência, Fabio Quartararo sabe que tem pelo caminho uma dura missão: suceder Valentino Rossi na Yamaha. Aos 21 anos, o francês de Nice foi o escolhido pela casa de Iwata para formar par com Maverick Viñales a partir de 2021, tomando um lugar que é do italiano desde 2013, quando voltou da Ducati.

Pela carreira vitoriosa e pelo papel que desempenhou na história da Yamaha e da própria MotoGP, difícil imaginar que alguém possa substituir plenamente o #46. O que torna a tarefa de Fabio um bocado ingrata. 

Ainda assim, o #20 fez o suficiente em 2019 para mostrar que merecia uma chance na equipe principal. Aos 41 anos, Rossi se encaminha para a aposentadoria ― ainda que ela não chegue em 2020 ― e, portanto, não é o futuro do time dos três diapasões. É, então, perfeitamente compreensível que a Yamaha tenha os olhos postos adiante. 

A fábrica japonesa não podia ser dar ao luxo de perder aquele que pode ser o futuro da categoria para uma equipe rival. A Yamaha, então, ofereceu um contrato de dois anos a Quartararo, mas deu a Rossi a chance de seguir com apoio total de fábrica correndo por uma equipe satélite. O italiano segue senhor do seu próprio destino ― e, ao que tudo indica ― vai formar par com Franco Morbidelli na SIC no próximo ano.

Num cenário como esse, o GRANDE PREMIUM decidiu colocar lado a lado a primeira temporada de Rossi e Quartararo na classe rainha. Na frieza dos números, o 2000 de Valentino na hoje extinta 500cc foi melhor. Afinal, o italiano conseguiu um aproveitamento de 62,5% de pódios nas 16 corridas disputadas conta o 36,8% de Fabio no ano passado.

Além disso, ao contrário do #46, Quartararo ainda não conseguiu sua primeira vitória. Rossi, porém, não fez poles em seu primeiro ano com a Honda, enquanto o #20 largou na frente sete vezes com a YZR-M1. 

Mesmo que Rossi tenha números melhores, Quartararo fez o bastante para merecer a promoção. Só o tempo vai dizer se ele conseguirá construir uma história tão vitoriosa quanto a do piloto que vai substituir. 

.

© 1995 - 2020 - GrandePremio.com.br - Todos os direitos Reservados.

Connect